Como colocar luzes inteligentes em casa?

Todo processo deve ter seu início, e o processo de automação da sua casa pode começar aqui: com as luzes inteligentes

O futuro das casas automatizadas não é tão distante quanto parece, e aqui no Brasil é um dos mercados que mais vem crescendo. Isto se deu principalmente com a chegada dos assistentes de voz em português. Estima-se que cerca de 300 mil residências no Brasil já possuam equipamentos de automação.

Nesse texto, vamos mostrar os passos para a implementação das luzes inteligentes na sua casa, além de alguns modelos, e apresentaremos uma sugestão nossa sobre elas! 

Boa leitura!

Primeiro passo: O que você quer fazer?

Essa é uma pergunta importante a ser feita antes de procurar qualquer serviço. Já entendemos que você quer começar a ter uma casa mais luxuosa, ou anda procurando mais conforto, porém, é importante primeiramente saber o que você quer realmente executar: se quer tornar a iluminação da casa toda inteligente, ou de apenas alguns cômodos, como da área externa.

Depois, é bom entender se você deseja colocar um interruptor na parede que controla as luzes da casa toda ou se quer que cada cômodo tenha seu próprio monitoramento. Finalmente, é preciso entender como você deseja controlar as luzes inteligentes, podendo ser por voz e gestos, por exemplo, além das formas convencionais de ir até o local do interruptor ou ter um controle remoto pelo seu smartphone.

Com as respostas à essas perguntas você já estará preparado para o próximo passo!

Segundo passo: Quais funções você quer que as luzes inteligentes tenham?

Agora que já sabemos as especificações do que você quer ter em casa, precisamos definir as funcionalidades que se deseja colocar nessa automação, por exemplo, controlar:

  • a intensidade do brilho das luzes inteligentes;
  • a alteração de cor delas;
  • a sincronização com jogos, filmes, músicas;
  • o tempo de atividade/inatividade das luzes;

Esses são alguns dos principais controles que as luzes inteligentes podem ter hoje em dia. Quem nunca quis fazer uma festinha em casa? Já pensou o quanto mais animador seria se as luzes se adaptassem à música? Além disso, conseguir controlar o tempo que elas ficam acesas, reduz a conta de energia da sua casa.

Terceiro (e finalmente o último!) passo: Quanto custa colocar luzes inteligentes na minha casa?

O maior receio das pessoas hoje em dia quando se pensa em tornar as coisas mais inteligentes é o custo que isso pode gerar. Porém, como tudo que vamos comprar, o preço do produto depende das suas respostas às perguntas aos passos anteriores. Quanto mais tecnologia você desejar, maior custo o produto terá agregado, mas também mais benefícios você adquire. 

Por outro lado, as luzes inteligentes são muito mais duráveis e gastam menos energia que as tradicionais incandescentes, justamente pelo fato do material delas ser o LED. Dessa forma, elas compensam o investimento inicial te ajudando nas contas no fim do mês e na necessidade de pouca reposição. Além disso, o preço delas vêm baixando a cada dia, devido à competição do mercado de diversas fabricantes, como Xiaomi e Positivo. (Colocar fotos de exemplo)

Conclusão:

Com a finalização dessa jornada, você estará pronto para encomendar a luz inteligente que melhor cabe no seu perfil e nas suas necessidades. Por fim, é importante ressaltar que elas são conectadas geralmente via Wifi, mas alguns modelos possuem a conexão por Bluetooth, como os modelos Philips Hue e da C by GE.

Depois, é só instalar as luzes de acordo com os manuais de especificação que acompanham cada modelo. Você tem dois caminhos: elas podem ser instaladas pelo próprio comprador, mas também pode ser feito por uma equipe que já possua experiência e facilidade na operação.

Nós podemos fazer a instalação delas na sua casa! A Mecajun estará sempre disponível para te ajudar. Conversa com a gente! Aguardamos seu contato.

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *