Você já pensou que poderia ter a facilidade de não precisar levantar da cama para ligar alguma luz? Ou controlar suas cortinas para serem abertas ou fechadas sem precisar ir até elas? Confira aqui sobre como esses e outros processos podem facilitar o seu dia-a-dia!
Economia nas contas
Todos sabemos que uma das despesas que mais pesam no fim do mês são as inacabáveis contas, por exemplo de água e energia, que chegam para serem pagas (quando elas não chegam no meio do mês mesmo). Mas o que a maioria das pessoas não percebem é que o valor dessas contas está muito atrelado aos gastos desnecessários.
Esses gastos podem ser percebidos quando deixamos a torneira pingando, a televisão ligada, as luzes acesas, ou até mesmo o ar-condicionado ativado nesses tempos tão quentes. Essas são algumas situações de exemplo em que o gasto poderia ser evitado, fazendo com que a conta de água e energia cheguem muito mais baratas do que atualmente.
Vamos acompanhar um caso de exemplo: Diana Prince trabalha muito tempo fora de casa. De vez em quando, ela se vê apressada e não tem tempo nem para fechar a torneira depois de escovar os dentes, deixando a água pingando, ocorrendo desperdício (afetando a natureza) e gastando seu salário.
Esse problema pode ser facilmente resolvido com um sensor de presença na torneira. Com ele, a água ser ativada quando Diana se aproxima para escovar os dentes e desativada no momento que ela se afasta. Assim, quando Diana automatizou sua torneira, ela percebeu a conta de água muito mais barata e não teve mais preocupações ambientais.
Esse é um dos exemplos que podemos citar para a economia de água, aposto que você consegue pensar em vários outros! Imagine como a automação desses processos ajudaria na economia e preservação do ambiente!
Segurança
Outro problema que pode ser facilmente resolvido quando você tem uma casa inteligente é a sua segurança: atualmente se você sair de casa, você não tem o controle do que se passa por lá, se alguém entrar e sair pode ser que nem seja percebido.
Com a automação, podemos te dar o poder de saber o que está acontecendo, mesmo quando você não está em casa, uma implementação de um sistema de câmeras e um aplicativo bastam para que você tenha todo o controle da sua casa na palma da sua mão.
Um exemplo? Vamos imaginar novamente nossa heroína Diana. Sempre que voltava do trabalho sua casa estava uma zona, porém sua cadela e gato se faziam de desentendidos, e ela também não entendia já que ambos os animaizinhos sempre foram super tranquilos. Então, Diana decidiu instalar um sistema de câmeras dentro de sua casa e observar o que acontecia enquanto estava fora e, para sua surpresa, em uma dessas supervisões Diana viu que sempre que saía de casa ambos os animaizinhos começavam uma verdadeira guerra de gato e rato (no caso, cachorro), era uma correria para tudo quanto é lado, objetos e móveis caíam no chão e o que dizer do papel higiênico do banheiro? A partir desse monitoramento, Diana pôde tomar as devidas providências com esses dois ligeirinhos e resolver seu problema.
Conforto
Sua casa pode não fazer algumas coisas sozinha… ainda! As casas inteligentes conseguem trazer à seus moradores muito mais conforto e controle do que se imagina. Antes mesmo de chegar em casa, você pode fazer sua casa estar com o clima ideal, com as luzes acesas, abrir o portão e programar a televisão para assistir a novela!
Sem a automação é muito comum nos encontrarmos procurando os interruptores da casa, procurando o controle da televisão e perdendo os programas que sejam interessantes ou mesmo tendo que ir abrir o portão mecanicamente (na força bruta). Pode-se facilmente contornar essa situação com a automação residencial.
Voltando ao exemplo, quando Diana volta do trabalho, ela não precisa descer do carro para abrir seu portão e ela já havia pensado em assistir um filme com as crianças, então ela havia programado a televisão para seu acionamento às 18:30. Depois do filme, a TV havia sido programada para desligar-se e ninguém pagou energia extra no fim do mês.
Acessibilidade de pessoas com deficiência e idosos
As casas inteligentes servem ainda para trazer uma vida melhor para pessoas especiais. Os sensores citados acima podem ser muito úteis para esse cenário, já que eles podem controlar a luz de um ambiente, controlar as cortinas da casa, ter um sistema de monitoramento usado por cuidadores, bem como o conforto pode ser abordado para a galera da 3° melhor idade, clique aqui para saber mais sobre essa inclusão!
Voltando ao nosso exemplo, Diana foi visitar sua vizinha que é viúva e o filho vive viajando à trabalho. Ela tem necessidades especiais, pois não consegue ver mais as coisas, e, por causa da cegueira, ela não sabia se as luzes da casa estavam acesas ou não. Assim, Diana recomendou para o filho da idosa instalar os sensores de luz e automatizar a casa para que um sistema de alarme fosse colocado em seu celular para avisá-lo se algum perigo iminente acontecesse com sua mãe. Depois dessa inovação, a vizinha de nossa heroína ficou sob melhores e mais atentos cuidados, tendo menos chances de acontecer algo sem que ninguém seja alertado.
Essas são apenas quatro de muitas razões para trazer sua casa para o mundo das casas inteligentes! Economia de energia, monitoramento remoto, estar mais conectado com quem é importante para você e além de tudo isso contribuir com o meio ambiente são os produtos oferecidos por nós que podem melhorar sua vida e a de todos ao seu redor!
5 respostas em “4 razões para tornar sua casa inteligente”
Excellent, what a blog it is! This webpage provides helpful facts to us, keep it up. Whitney Arnie Janie
Thank you, Sharon! Keep in touch! 🙂
I conceive this site contains some really fantastic information for everyone :D. April Saxe Macomber
Thank for all the valuable information you publish. Fawne Tiler Picker
We’re here to help! 🙂