Diante do contexto atual precisamos melhorar da maneira mais eficiente possível a forma de trabalho realizada, seja com a diminuição de erros, exposição de relatórios ou pelo aumento da produtividade em qualquer ambiente possível, com isso em mente, podemos aplicar, principalmente para o cenário industrial, a modelagem de sistemas supervisórios.
Em muitas fábricas e indústrias é preciso ter-se não somente precisão diante dos trabalhos realizados, como também a versatilidade de se adaptar rapidamente a novas demandas de produção, assim a criação de sistemas supervisórios para modelar a linha de produção não é só uma “boa ideia”, mas algo necessário a fim de se diminuir riscos e manter a qualidade de seus produtos.
Mas o que é um sistema supervisório ?
Muitas vezes dentro de uma indústria ou linha de produção não se é possível obter equipamentos de somente uma linha ou empresa, ou até mesmo que tais equipamentos não possuam o sensoriamento adequado para o seu produto. O sistema supervisório então é feito de forma a se conectar os equipamentos e sensoriamentos utilizados e com a ajuda da forma de controle utilizada, monitorar e gerenciar a linha de produção.
Quando aplicados de forma correta possibilita uma melhor visualização dos equipamentos utilizados em cada processos, e em alguns casos até mesmo o controle de pequenas variáveis de forma a se modificar completamente o produto criado ao final da linha. Com essa visão mais aplicada o controle de qualidade da produção, além da possibilidade de uma análise mais segura do que está acontecendo consegue-se prevenir possíveis acidente.
Contudo o controle das variáveis de produção não é o único atributo que pode ser imposto aos sistemas supervisórios, o monitoramento contínuo possibilita a criação de relatórios mensais, semanais ou diários dos materiais utilizados e assim mantendo sempre a par aqueles interessados nos processos.
Os sistemas supervisórios são usados somente na indústria ?
Mesmo que o termo sistema supervisório seja primordialmente utilizado para controle de linhas de produção, é possível observar adaptações para o meio residencial. Empresas tais como a Beond, Sonoff, Kokar dentro outras, focadas principalmente no conceito de “Smart Home” tem criado modelos de controle residencial, sejam eles para acender luzes automaticamente ou por aplicativo, controle de tomadas da residência, ou até mesmo agendamento de certa ações em escritórios a fim de não só proporcionar um maior conforto àqueles que os utilizam mas também uma melhoria considerável no consumo energético do local.
As aplicações de sistemas de supervisão residenciais estão aumentando consideravelmente nos dias atuais, deixando de se tornar apenas um “luxo” e melhorando não só em economia de energia, como também em segurança e em diversos casos a qualidade de vida daqueles que a aplicam. A possibilidade de se sentir seguro em deixar seu filho pequeno em casa sabendo que as tomadas nas quais ele poderia se machucar estarão desligadas quando você estiver longe, ou até mesmo, possibilitando que alguém
com qualquer dificuldade de locomoção consiga controlar de forma confortável o ambiente a sua volta. Estas são apenas algumas das aplicações que o conceito de casas inteligentes estão trazendo para nós.
A automação está vindo para melhorar algo, seja sua qualidade de vida ou otimização dos processos de sua fábrica ou empresa. E é dessa maneira que a Mecajun gostaria de proporcionar a melhor forma de você obter esse progresso dentro de sua área de atuação. A supervisão de ambientes pode mudar a forma com que você está fazendo negócio atualmente, então por que não desenvolver seu negócio ainda mais ?