Por que Automatizar? – ou, como diria meu avô, fazer com que as coisas fiquem “inteligentes”

Mas eu não contei que meu avô é engenheiro e sempre atualizado sobre as notícias de tecnologia… A verdade é que “Automação” é um termo pouco difundido, quando comparado à “inteligente” que, pasmem, significam a mesma coisa. Acontece que a automação é o processo de tornar certos procedimentos automáticos, ou seja, minimizar ou acabar com a intervenção direta do ser humano no procedimento, dispensando ou minimizando operadores.

Originada do grego, autómatos – que tem por significado mover-se sozinho – a automação está presente em diversas áreas e processos por todo o mundo e, com certeza, você já aproveitou suas facilidades e comodidades.

As Automações:

Você provavelmente já se pegou fazendo alguma tarefa inconscientemente. Normalmente, são ações que repetimos várias vezes e com a automação não é diferente!

Processos altamente repetitivos são preferencialmente automatizados, trazendo maior eficiência e produtividade.

Assim, automação pode ser dividida em três grandes áreas: Residencial, Industrial e Comercial

Residencial

Diz respeito a todos os tipos de melhoria no conforto e segurança de residências. Controle de luminosidade, temperatura e umidade são exemplos bem comuns, além de controle de acesso, portões eletrônicos e circuitos integrados de monitoramento, exemplos que trazem segurança para as residências.

Industrial

Implementar mecanismos capazes de produzir o melhor produto com o menor custo possível é o grande objetivo dessa área. O enorme aumento na produtividade torna a automação industrial um grande atrativo para industrias.

Comercial

Diz respeito à optimização de processos comerciais. Um dos exemplos mais comuns é o controle de estoque, sendo visto cada vez mais como uma necessidade tanto para pequenas quanto para grandes empresas. Outro exemplo notável é a identificação de mercadorias, seja por códigos de barras ou por rádio frequência.

Por fim...

Existem diversas razões e motivos para automatizar, como por exemplo, já visto no blog, as facilidades que uma automação residencial traz. O aumento na produtividade de empresas, indústrias e fábricas, sejam de grande ou pequeno porte e a melhoria na qualidade dos produtos e serviços, além de muitos outros.

Ficou interessado? Já pensou em automatizar algum processo da sua casa ou empresa? Entre contato conosco e não deixe o futuro para amanhã!

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *