Categorias
Uncategorized

Automação Inclusiva e as Smart Homes

Você provavelmente já deve ter ouvido falar das Casas Inteligentes (Smart Homes), porém se você ainda não estiver familiarizado com esse termo, continue lendo esse texto que você vai descobrir e entender mais sobre elas e seu papel na automação inclusiva.

Vamos lá…

Ter uma casa automatizada onde você pode ligar e desligar as luzes, controlar temperatura, programar ambientes tudo com um simples toque na tela do celular é o sonho de muita gente e esse é o conceito de uma casa inteligente. Agora imagine essa casa com acessibilidade.

A acessibilidade é um assunto muito importante que vem sendo discutido atualmente, a inclusão de todos é de extrema importância e isso não é diferente com a tecnologia. 

 

A automação inclusiva veio para melhorar esse cenário e a qualidade de vida de pessoas com necessidades especiais, idosos e com mobilidade reduzida buscando trazer conforto, segurança, autonomia, saúde e bem-estar para essas pessoas.

Esse conceito que vem crescendo bastante no mercado é aplicado nas Smart Homes, já que é um assunto de bastante interesse para as empresas de automação residencial e é o mais afetado no bom sentido.

Mas como seria essa automação voltada para essas pessoas? Basicamente ela traz os mesmos benefícios da voltada para pessoas que não possuem deficiência que são:

          ●  Abrir e fechar portas;

          ●  Controlar as luzes, como desligar e ligar, controlar a intensidade da luz;

          ●  Controle de cortinas e janelas;

          ●  Sistema de vigilância;

          ●  Segurança;

          ●  Economia de tempo e energia;

          ●  Gerenciamento de dispositivos domésticos.

Mas é importante saber que essa automação deve ser estudada e desenvolvida de forma inteligente para cada tipo de pessoa portadora de alguma necessidade especial, por exemplo uma pessoa que é cadeirante poderia ter várias de suas dificuldades relacionadas a casa resolvidas com a automação utilizada para pessoas que não possuem alguma necessidade especial, mas e se a pessoa for portadora de deficiência visual? A automação aqui terá que ser totalmente adaptada, normalmente essa adaptabilidade se dá através do som, um exemplo seria um sistema de vigilância com áudio descrição.

“A primeira regra de qualquer tecnologia utilizada nos negócios é que a automação aplicada a uma operação eficiente aumentará a eficiência. A segunda é que a automação aplicada a uma operação ineficiente aumentará a ineficiência” – Bill Gates.


É importante nos preocuparmos com a segurança de quem amamos. Gostou do assunto e tem interesse em automatizar sua casa? Clica aqui (Mecajun) e conheça nossos serviços de automação, tenho certeza que poderemos te ajudar da melhor forma!