Já imaginou conseguir transformar sua casa em uma SmartHome? Controlar as luzes de sua casa, ligar e desligar o ar condicionado, aquecer a água da banheira ou acionar as cortinas remotamente com apenas um toque na tela do seu smartphone? E o melhor, sem precisar realizar obras ou quebrar paredes!
Muitas pessoas pensam que tal nível de automatização é mais indicada para ambientes que ainda estão em estágio de construção, uma vez que seria preciso quebrar paredes para inserir equipamentos e passar fios entre cômodos, mas a verdade é que isso não é mais necessário. Hoje em dia, qualquer residência pode ter automação, sendo que, aliado de um sistema totalmente sem fio, não é necessário realizar nenhuma obra.
Tecnologia Wi-Fi
Antigamente, para automatizar uma casa era necessário prepará-la para receber todo o cabeamento. Hoje em dia, com o desenvolvimento da internet sem fio e de aplicações mobile, cada vez mais está deixando de ser necessário a utilização de redes cabeadas para a implementação de sistemas automatizados, o que deixa o processo muito mais barato e rápido.
Além disso, uma grande vantagem está na perspectiva de portabilidade dos aparelhos. Uma vez que o proprietário deseje mudar de residência, escritório ou qualquer outro ambiente que tenha automatizado, é possível levar consigo todo o investimento para o novo ambiente, evitando prejuízos ou a necessidade de encontrar um comprador disposto a pagar pela tecnologia.
Investimento
Considerando que a automação sem fio permite que todo o foco seja direcionado à instalação dos equipamentos, os gastos com infraestrutura são praticamente zero. No geral, tudo que o sistema precisa é uma rede de internet Wi-Fi de bom funcionamento e energia elétrica. Por meio das centrais “plug and play” – em que é necessário apenas conectar à tomada e internet – todo espaço do ambiente poderá ser automatizado e controlado remotamente sem grandes gastos.
Soluções
Para as diversas possibilidades de aplicações de automação, tanto para entretenimento, quanto para segurança e comodidade, é possível desenvolver soluções a partir de inúmeros dispositivos.
Com tecnologias como, por exemplo, Arduino e Raspberry Pi, podemos desenvolver projetos com que satisfazem grande parte das necessidades existentes atualmente, mas com uma pequena particularidade de ser preciso a realização de manutenções eventualmente.
Já com os módulos Beyond, podemos alcançar os mesmos resultados, mas com grande confiabilidade, menor necessidade de manutenções e a existência de um aplicativo para smartphone totalmente validado e estruturado.